Copa das Confederações

Deixe um comentário

Copa-das-Confederações-2013

Chegou a hora, a Copa das Confederações vai começar. Depois de muitas obras, várias ainda não concluídas, a bola vai rolar para o torneio que antecede a Copa do Mundo. Nesse período, será impossível para qualquer brasileiro ficar alheio ao futebol, já que o evento vai ocupar todo o tipo de noticiário e diversos setores da sociedade estarão de alguma forma atingidos pela competição, seja por causa dos eventos culturais programados nas cidades sede, ou pelas aulas canceladas e pontos facultativos decretados em dias de jogos. Para quem aprecia o esporte, simplesmente pela presença de algumas grandes seleções em nossos estádios já é motivo de atenção. Sendo assim, trazemos um guia prático do que será a competição.

A Copa das Confederações é um torneio que reúne oito equipes, sendo a atual campeã de cada continente, mais a atual campeã do mundo e seleção anfitriã. Desde 2005 a competição tem lugar a cada quatro anos, sempre um ano antes e no mesmo país onde será a Copa do Mundo. Sendo assim, trata-se de uma oportunidade para serem testadas as estruturas que receberão o Mundial.

Neste ano, os participantes serão:

Brasil – país sede

Espanha – atual campeã mundial

Uruguai – atual campeão da Copa América (América do Sul)

México – atual campeão da Copa Ouro (América Central e do Norte)

Itália – vice campeã da Eurocopa (Europa – a campeã foi a Espanha, que já estava classificada por ter vencido a Copa do Mundo)

Nigéria – Campeã da Copa Africana de Nações (África)

Japão – Campeão da Copa da Ásia (Ásia)

Taiti – Campeão da Copa das Nações Oceânicas

O torneio é curto, serão 15 jogos no total, distribuídos em seis cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. A abertura será a partida entre Brasil e Japão, dia 15, em Brasília. A final será no Maracanã, dia 30 de junho. Confira a tabela.

Além de testar as cidades para o Mundial, a Copa das Confederações é também um evento bastante democrático e plural do ponto de vista futebolístico. Justamente por reunir uma equipe de cada continente – não necessariamente a melhor, pois sabemos que o título continental, em alguns casos, não é sinônimo de superioridade absoluta. É provável que alguns desses oito times não estejam aqui no ano que vem para a Copa do Mundo.

Por isso, nos dias que antecedem o início do torneio, vamos conhecer melhor como cada uma dessas oito nações se representa através da bola:

TAITI –  O futebol longe dos milhões

NIGÉRIA – O difícil jogo contra a intolerância

URUGUAI – O exemplo dentro e fora de campo

ESPANHA

JAPÃO

MÉXICO

ITÁLIA – Esperanças no faraó

BRASIL – Se levantando do berço esplêndido

Deixe um comentário

Arquivos